CHIDA Dev

Lançamento de mais uma importante obra com participação da sócia Dra. Gabrielle Novak

Mais uma obra é lançada com exclusiva dedicação à comunidade marítima.


O livro “Teoria e Prática da Demurrage de Contêiner” foi organizado pelo Prof. Dr. Osvaldo Agripino de Castro Junior, e conta com o prefácio do Prof. Dr. Norman A. Martínez Gutiérrez, do IMLI - IMO/ONU International Maritime Law Institute (Malta). A obra contém 13 artigos que tratam exclusivamente sobre demurrage de contêineres, de autores diversos do Brasil e do exterior. Dentre eles, um artigo que trata da temática voltada ao Projeto do Novo Código Comercial, escrito pela sócia do escritório Novak&Capelari, a Dra. Gabrielle Thamis Novak Fóes.


A obra surgiu da necessidade da construção de uma doutrina que possa contribuir para uma jurisprudência mais equilibrada e justa com os interesses do usuário, do transportador e do agente intermediário.
Caracteriza-se por ser um esforço hermenêutico para reduzir a insegurança jurídica, a partir da discussão sobre a natureza jurídica e da efetividade dos princípios que regulam o transporte marítimo, especialmente a previsibilidade e a modicidade.


Sendo dedicada às empresas que operam no comércio exterior e no transporte marítimo internacional; aos operadores do Direito, advogados, reguladores, magistrados e legisladores; aos curiosos acerca do que significa demurrage; à comunidade marítima e a todos que são afetados direta ou indiretamente pelo assunto, o livro encontra-se disponível nas melhores livrarias do Brasil.